quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Os tetracordes da escala maior

Curso de Violão e Guitarra - Os Tetracordes da Escala Maior



Tetracorde é uma escala de quatro notas contidas no limite do quarto grau. Os tetracordes eram usados para construir melodias na música grega antiga. Existiam três tipos de tetracordes gregos:



Diatônico, com intervalos de:

Semitom - Tom - Tom

Cromático, com intervalos de:

Semitom - Semitom - Tom e meio

Enarmônico, com intervalos de:

Quarto de tom - Quarto de Tom - 2 tons





O tetracorde da escala maior é diferente daqueles usados na Grécia antiga e consiste nos seguintes intervalos:



TOM - TOM - SEMITOM

Exemplos:

Tetracorde de Fá:

Fá - Sol - Lá - Sib

Tetracorde de Dó:

Do - Ré - Mi - Fá

Tetracorde de Sol:

Sol - Lá - Si - Dó

Tetracorde de Ré:

Ré - Mi - Fá - Sol

Tetracorde de Lá:

Lá - Si - Dó# - Ré

A escala maior é formada por dois tetracordes separados entre si por um tom, sendo o primeiro tetracorde da nota de I grau e o segundo tetracorde da nota de V grau.

Exemplos: Escala de Dó Maior



Para a construção do tetracorde seguimos as mesmas regras utilizadas na construção das escalas diatônicas, não havendo repetição do nome da nota e nem saltos para outra nota que seja a próxima da ordem gradual (exemplo: dó ré mi fá sol lá si dó ...)

Veja abaixo o quadro com os tetracordes:

Tetracorde de Dó Do Ré Mi Fá

Tetracorde de Sol Sol Lá Si Dó

Tetracorde de Ré Ré Mi Fá# Sol

Tetracorde de Lá Lá Si Dó# Ré

Tetracorde de Mi Mi Fá# Sol# Lá

Tetracorde de Si Si Dó# Ré# Mi

Tetracorde de Fá # Fá# Sol# Lá# Si

Tetracorde de Dó # Dó# Ré# Mi# Fá#

Tetracorde de Sol # Sol# Lá# Si# Dó#

Tetracorde de Ré # Ré# Mi# Fá # Sol#

Tetracorde de Fá Fá Sol Lá Sib

Tetracorde de Si b Sib Dó Ré Mib

Tetracorde de Mi b Mib Fá Sol Láb

Tetracorde de Lá b Láb Sib Dó Réb

Tetracorde de Ré b Réb Mib Fá Solb

Tetracorde de Sol b Solb Láb Sib Dób

Tetracorde de Dó b Dób Réb Mib Fáb

Tetracorde de Fá b Fáb Solb Láb Sibb

Tetracorde de Si bb Sibb Dób Réb Mibb



É importante a compreensão dos tetracordes, que consistem em um fragmento da escala maior, para que possamos entender as relações entre as tonalidades e as progressões interválicas que veremos em breve.

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